sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

A história de Clive Sinclair - 1ª parte


Uma fábrica de idéias



Clive Marles Sinclair nasceu em Surrey, Inglaterra, em 30 de Julho de 1940. Desde pequeno se destacou em eletrônica e matemática. Mas o gênio surge realmente na adolescência. A matemática, para ele um idioma perfeito, foi o que o levou a criar uma calculadora programável através de cartões perfurados. O curioso é que, para cria-la, converteu seu quarto em uma fábrica. A calculadora de Clive usava o "ABC" da informática , o código binário. Mas ele decepcionou-se profundamente quando descobriu que isso já fora inventado. O fato é que Clive já havia vendido sua calculadora e sua mente começava a dar frutos para seus bolsos. A fábrica era objeto de muitas piadas familiares, mas dela saíam coisas e idéias brilhantes, que no momento permaneciam confidenciais.

Clive Sinclar ainda jovem



Um autodidata com uma filosofia muito particular



A escola foi pouco para ele, por isso que ao alcançar a maioridade, Clive decidiu não ir para a universidade, para poder se dedicar integralmente aos assuntos que realmente lhe interessavam. Sinclair se da conta de que tem uma grande habilidade para assimilar informações, e é por isso que começa a estudar de maneira autodidata. A eletrônica era a atividade perfeita para una mente matemática brilhante. A idéia foi realmente genial e necessária. Miniaturizar era a palavra e a ação de Sinclair. Ele dizia que "a miniatura é mais elegante e refinada", e assim adapta essa filosofia a todos os livros, escritos e produtos que criaria em seu futuro, utilizando em seus produtos os menores componentes possíveis. Escreveu muitos artigos para publicações técnicas, e quando completa 18 anos, que passa a fazer parte de uma revista prática de eletrônica muito conhecida naquele tempo, primeiro como ajudante de editorial e logo como diretor editor.
Foi na sua época de jornalista que verdadeiramente se informou acerca de como poderia empreender seu próprio negócio. Era curioso, que em 1958, via-se Sinclair vendendo revistas e assinaturas em uma feira, porém, tratando de planejar seu futuro sem saber o que lhe esperava.
A idéia se converte em realidade.
Assim, em 25 de julho de 1961 em uma oficina de Cambridge aconteceu o momento em que o gênio criativo de Sinclair começava a tomar uma forma maciça. Nascia a Sinclair Radionics S.A.


Logotipo da Sinclair


A empresa é a filosofia do jovem Clive que se torna realidade. Mas faltava o dinheiro para iniciar os trabalhos, e é por isso que Sinclair se incorpora a United Trade Press como diretor técnico da revista Instrument Practice, e é ali que realmente começa a relacionar-se com pessoas com idéias similares às suas.
Quando consegue juntar dinheiro suficiente, começa a produção de seu Microamplificador. Seu sonho estava parcialmente realizado. Em novembro de 1962 publicou vários anúncios mostrando o Microamplificador Sinclair sobre uma moeda.


Sinclair Radionics (fundo), o microamplificador sobre a moeda (frente)


Em abril de 1964 a Sinclair Radionics se muda para Terrace, Islington e logo retorna a Cambridge. Nesse ano aparece pela primeira vez o logotipo Sinclair, e o mundo começa a comentar dele. Logo a empresa inicia a fabricação de rádios, calculadoras e televisores em miniatura. A idéia de Clive era oferecer os produtos que fabricava a toda classe de pessoas. É por isso que sempre se interessou mais em inventar que em administrar. Todo componente que chegava a suas mãos, era replicado em poucas semanas com um tamanho muito menor. Em 1964 lança o TR5, o TR750 e o X-10, sucessores do microamplificador. Em 1966, se une à empresa seu sócio e amigo Chris Curry.

Chris Curry (sócio e amigo de Clive)


Com a antiga idéia de criar um mini televisor, Sinclair junto com Curry, começam a produção da TV portátil Sinclair Microvision. Em 1970 Sinclair inunda o mercado com amplificadores, rádios e televisores. É dois anos mais tarde, graças à investigação de Chris, que surge a primeira calculadora de Clive. Embora tenha feito inúmeras tentativas, pode-se considerar essa a primeira. A Executive, a 79,99 libras. Desse ponto em diante as calculadoras de Clive nasciam uma após outra.



Sinclair Executive (uma das primeiras calculadoras de Sinclair)


Buscando novas fronteiras



Nos anos 70, a América já usufruia dos produtos Commodore, que dominavam o mercado dos computadores pessoais, enquanto que a Apple e a Tandy dominavam nos escritórios e universidades. Ainda faltavam alguns anos para que a IBM incluisse seu PC na corrida. Para dar um exemplo: Commodore nos brindava com seu PET lançado em 1977, um computador que buscava introduzir-se nos lares. Seus fabricantes, entre eles o célebre Chuck Peddle, buscaram a maneira de fazer seu computador de maneira que fosse o mais amigável possível com os cidadãos normais, daí que PET significa "Mascote" em inglês. Sem dúvida o que não era muito amigável era seu preço: 700 libras. Sinclair não quer perder a oportunidade na América, é então que, em novembro de 1974 funda a Sinclair Radionics em Boston, capital do estado de Massachussets, Estados Unidos. Seu presidente era Nigel Searle.


Nigel Searle (Sinclair Radionics, Boston)


Nigel Searle conheceu Clive em uma mostra de Eletrônica realizada nos EUA, ali conversaram e Nigel se interessou em vender os futuros computadores de Sinclair no mercado americano. Mas Sinclair não tinha idéia dos competidores que estavam por acompanhá-lo nessa tarefa de fazer-se conhecido no mundo.



Sinclair Inventa



Em 1975 a Sinclair Radionics cria o Black Watch, um relógio digital preto para o pulso. Este se converteu em um dos primeiros relógios de pulso digitais do mundo.

Black Watch (Sinclair Radionics)


Um ano depois Clive tem sua primeira “má idéia”, atualiza sua TV portátil e a chama TV1A. O custo de desenvolver a televisão havia sido muito alto e o negócio das calculadoras era agora improdutivo. Em 1976 a Sinclair Radionics atravessa uma crise econômica graças ao fracasso da TV portátil. Chris Curry , sócio de Sinclair, cria uma possível solução e juntos fundam, em 1978, a Science of Cambridge. Aí nasce, junto com outros projetos, o MK-14 ISS, uma máquina criada com a idéia de ser um computador, mas com todo o aspecto de uma calculadora. Teve um êxito relativo, mas bastou para dar a Clive o capital necessário para seguir sua carreira.



MK14ISS (Science of Cambridge)



Agora, Clive Sinclair, tinha o poderio necessário para criar algo mais. Em maio de 1979 o Financial Times previu: “Os computadores pessoais se tornarão significativamente mais baratos e seu preço poderá cair para algo em torno de 100 libras dentro de cinco anos.”. Quando Sinclair sentiu e viu o que acontecia no mundo da informática decidiu adiantar-se no tempo e aplicar sua filosofia aos computadores. Algum tempo depois Chis Curry o abandona e cria junto com Herman Hauser a empresa Acorn.

O ZX80



Em janeiro de 1980 a primeira empresa de Clive dá um giro radical. A Sinclair Radionics troca de nome e passa a se chamar Thandar Electronics Ltd. Enquanto isso, na Science of Cambridge, nosso amigo Clive preparava algo realmente assombroso, algo que romperia as barreiras das portas de cada lar: o ZX80.

ZX80 (Science of Cambridge)


O ZX80 vem à luz em uma mostra de informática em Wembley no final de janeiro de 1980. Media 23 cm. de largura por 18 de altura e custava 99,95 libras. Tinha 4K de ROM, 1K de RAM e um teclado de membrana. Guardava e carregava programas em fitas K7 comuns e um gravador doméstico. O que fez com que este computador fosse 5 vezes mais barato que os demais eram os materiais menores e o uso de um televisor comum no lugar de um caríssimo monitor. Esta máquina, de aspecto revolucionário, usava um Z80A como processador, fornecido pela empresa NEC, a uma velocidade de 3,5 Mhz. O Basic desta máquina foi um punto muito forte devido a que estimulava os leigos a “operar um computador”. Seu êxito foi imediato, foram vendidos mais de 50.000 em toda Europa. A América sem dúvida, era a tarefa mais difícil, o ZX80 chega em fevereiro de 1980 e acha um lugar entre os grandes competidores algum tempo depois. Sinclair estava em ação e os pedidos inundavam suas oficinas, e então Sinclair teve que delegar a produção e montagem do ZX80 a outras empresas, dando a elas um percentual dos ganhos.
As duas empresas encarregadas eram a Tek Electronics (produção) e Timex (montagem). Sinclair mais uma vez sai na frente e arrecada dinheiro suficiente para realizar seu próximo projeto. Em 10 de novembro do mesmo ano a Science of Cambridge é rebatizada com o nome de Sinclair Computers Ltd.

Sir Clive Sinclair

Nenhum comentário: