No começo, os títulos eram programados na mítica “Mansión Dinamic”, em Boadilla del Monte, até que o sucesso os levou até o centro dos negócios da capital espanhola, na conhecida “Torre de Madrid“, aonde deixaram de ser um simples grupo de amigos que faziam jogos para transformar-se em uma das empresas de software mais importantes do país.
Seus melhores jogos
A lista de jogos publicados pela Dinamic é realmente ampla, assim, vou tentar enumerar aqui apenas os que, a meu gosto, são os que mais se destacaram por uma ou outra razão.

“Yenght: A Fonte da Juventude” tem o privilégio de ser a primeira aventura gráfico-conversacional comercial desenvolvida na Espanha, seguindo a linha de clássicos como “
The Hobbit” e “
Valhalla“. Ainda que a qualidade não é muito boa, devido a ser seu primeiro jogo, há que conceder-lhe o mérito de abrir um mercado que logo seria explorado pela filial
Aventuras AD, à qual será dedicado um artigo mais adiante.

As aventuras de Johny Jones - um suposto irmão de Indiana Jones -, que em “Saimazoom“ penetra na selva para descobrir a razão por que seu café favorito - que dá o nome ao jogo - foi deixado de comercializar. O personagem deve percorrer um mapa de 100 telas buscando quatro sacos de café, passando por obstáculos e inimigos, e a verdade é que é realmente viciante, apesar de sua simplicidade. Iniciou uma saga que seria continuada depois por “Babaliba” e “Abu Simbel Profanation“.

Em 1985, “Rocky” marcou um ponto a favor para a
Dinamic, já que Pablo conseguiu a colaboração do ilustrador Alfonso Azpiri, e desta maneira, as capas dos jogos passaram a ter um aspecto muito mais profissional. Além disso, foi seu primeiro título publicado no Reino Unido, concorrendo com a
Gremlin Graphics. O jogo em si era bastante divertido, ainda que não é, precisamente, o melhor da companhia.

“Abu Simbel Profanation” sim que foi um dos títulos estrela de 1985, em parte devido a sua legendária dificuldade, pela qual se oferecia um prêmio de 50.000 antigas pesetas ao primeiro que dissesse a frase que era mostrada no final: “Nos veremos en el Polo.”, e conta a lenda que o ganhador a obteve crackeando o jogo. Usando dois tipos de saltos diferentes, e com uma precisão milimétrica, devemos percorrer 50 telas até conseguir o remédio para a maldição que caiu sobre o protagonista.

“West Bank” é um jogo simples, porém muito viciante, e é uma adaptação “autorizada?” do popular arcade “Bank Panic“. Tinha o mérito em sua época de utilizar uns sprites gigantescos para os personagens, e ter todos seus movimentos com uma suavidade incrível.

"Camelot Warriors” foi o próxima título de sucesso da
Dinamic, lançado já em 1986. Novamente, é um jogo muito exigente e difícil, já que os controles requerem uma precisão milimétrica, e o contato com os inimigos nos tira uma de nossas 10 vidas. Na figura de um cavaleiro medieval, devemos recuperar alguns objetos malditos - que são objetos cotidianos do “futuro” - para que os guardiões de cada fase possam destruí-los, dando-nos, desta maneira, novas habilidades para seguir em frente.

“Phantomas” é um ser da galáxia Andrômeda programado para roubar e saquear. Na primeira parte devemos encontrar um tesouro em uma gigantesca mansão, e na segunda, destruir o Conde Drácula. Com gráficos simples porém graciosos, estes jogos são autênticos clássicos dos 8 bits, e recentemente o pessoal da
CEZ GS os homenageou com o “
Phantomas Saga Infinity“.

Também em 1986, a
Dinamic começou uma nova saga com o surpreendente “Army Moves“. Nele, estamos no papel de um membro do Corpo de Operações Especiais, e em primeiro lugar conduzimos um jeep armado até os dentes com o qual devemos atravessar uma ponte quebrada. Posteriormente, pilotamos um helicóptero e finalmente devemos adentrar nas linhas inimigas coa a ajuda de nosso rifle e granadas. Ótimo jogo, com uma qualidade técnica excepcional, que além do mais foi um dos primeiros jogos distribuídos fora da Espanha pela
Ocean / Imagine.

Sem dúvida, 1987 foi um grande ano para a
Dinamic e seus seguidores, já que lançaram “Game Over“, um frenético e espetacular arcade que trazia uma impressionante capa desenhada por
Luis Royo. Uma ilustração que, curiosamente, foi ligeiramente censurada quando foi feita sua publicidade no Reino Unido.

Também de 1987 é “Nonamed“, o primeiro jogo de
Ignacio Abril. Somos um jovem aspirante a cavaleiro, e como prova final devemos escapar do “Castelo Sem Nome“, um lugar repleto de outros aspirantes convertidos em ogros pelo mago NIRLEM, o qual nos entregará uma conjuração vital para escapar se lhe entregamos o objeto adequado. Se prestarmos atenção ao título do jogo, ele se refere ao nome do castelo em inglês, ainda que, utilizarmos a gramática correta, deveria ser “Unnamed” ao invés de “Nonamed“…

Pouco depois foi lançado o jogo “Dustin“, uma aventura com toques de arcade na qual temos que escapar de uma cadeia mediante o uso de alguns objetos que devemos adquirir de diversas formas. Sem dúvida, um jogo de grande qualidade salpicado com alguns toques de humor que fazem com que não sejamos capazes de parar de jogar até ver o final.

Nessa época também foi lançado outro grande êxito, “Fernando Martin Basket Master“, um título que vendeu milhares de cópias graças a sua licença, e foi o jogo mais famoso no mercado espanhol até que a
Topo lançou “Emilio Butragueño Futbol“. Ainda que era um jogo de basquete atípico (não era de cinco contra cinco), a verdade é que era estranhamente agradável e desafiador de se jogar, e tinha detalhes de grande qualidade, como os replays das cestas.

Nesse mesmo ano, vem à luz a obra-prima de
Emilio Salgueiro - criador também de “Phantomas 2“- : “Freddy Hardest“. Em uma de suas bebedeiras, sua nave se espatifa no inóspito planeta Ternat, e você deve tratar de lutar para sair dali com vida. Três fases repletas de ação e bom humor, gráficos bastante detalhados e uma jogabilidade ótima completam esta pequena jóia. Desgraçadamente, dez anos depois Emilio nos deixava depois de sofrer um acidente de trânsito… descansa em paz.
Como curiosidade,
Ventura e
Nieto criaram uma pequena HQ que serviu como publicidade para o jogo, e que foi publicada nas páginas da
MicroHobby:


Pouco depois chegava “Phantis“, um arcade que desgraçadamente era muito curto já que era bastante simples. Ainda assim, sua qualidade lhe valeu o passaporte para o Reino Unido, ainda que ligeiramente retocado e rebatizado como “Game Over II” devido à febre que havia ali com esse jogo.

No ano seguinte, a
Dinamic publicou “Hundra“, uma estupenda aventura programada por
Zeus Soft e ambientada na mitologia nórdica. Talvez não tivesse a mesma repercussão que outros jogos distribuídos pela companhia - sobretudo devido à massiva campanha publicitária do título seguinte -, mas mereceu por méritos próprios uma capa da
Microhobby.

Outro dos jogos distribuídos em 1988 pela Dinamic foi a primeira obra do pessoal da Gamesoft: “Turbo Girl“. O jogo é uma espécie de jogo de naves, mas protagonizado por uma “simpática moça” montada em uma moto capaz de saltar e disparar. Visualmente é muito detalhista e é bastante divertido, ainda que em algumas ocasiões o scroll pode nos acertar com algum tiro ao avançarmos.

Em 1988 também foi lançado o simpático “Capitão Sevilha“, um jogo da Hi-Score protagonizado por Mariano López, um entregador de salames que recebe alguns curiosos poderes depois se expor a uma explosão nuclear. Na primeira primeira fase devemos encontrar um foguete, o qual nos transportará para a segunda fase, que transcorre no planeta Congrio. Um jogo com um nível de dificuldade bastante elevado, que também teve uma pequena HQ, só que desta vez ilustrado por Max:


¨Comando Tracer” é um dos primeiros títulos publicados pela
Dinamic em 1989, obra da
Zeus Software. Nossa missão é recolher umas baterias necessárias para ativar umas bombas, que devem explodir para livrar a humanidade de algumas perigosas máquinas alojadas em uma série de planetas. Um arcade com um grande nível técnico que pode entreter-nos durante horas.
Meses mais tarde, sai a espetacular continuação da saga Moves: “Navy Moves“. Programado por
, este jogo tem duas partes distintas. Na primeira, devemos chegar até um submarino inimigo pelo mar, primeiro em uma balsa e posteriormente mergulhando. Depois, devemos deter o submarino e destruí-lo com os códigos de controle dos comandantes. Pode parecer fácil, mas sem dúvida vamos ter que suar sangue para chegar ao final sem ajuda…
Nesse mesmo ano, voltam a produzir um jogo com nome próprio: “Aspar GP Master“. Naquela época, o campeão do mundo Jorge Martínez Aspar estava na moda, e dedicar um jogo a ele era garantia de sucesso. Seus gráficos eram algo simples, mas não se pode negar que o desejo de diminuir o tempo da volta em alguns segundos nos deixava grudados na tela.
, é outro entre eles. Um jogo realmente variado, extenso e complexo, com gráficos incríveis em um Spectrum.
, e podia-se dizer que são realmente dois jogos em um. Na primeira parte temos que lutar com os inimigos a base de socos e chutes, e na segunda nos valemos de uma enorme metralhadora para abrirmos caminho por um laboratório repleto de sistemas de defesa. Gráficos enormes que se movem com uma fluidez impressionante fazem que seja difícil esquecer este jogo. Como curiosidade, o jogo sofreu numerosos atrasos e mudanças, e a capa que ia ser de
Um comentário:
Muito bom o blog e os artigos sobre o nosso amado Spectrum / TK90X !
Retome as atualizações ! Longa vida ao Speccy !
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