sábado, 24 de fevereiro de 2007

Knight Lore

Sobre Knight Lore pouco resta a falar. Já está longe aquele 1984, ano de seu lançamento pelos irmãos Stamper através do selo Ultimate, Play the Game. Sem dúvida, aquela data ficou marcada no calendário por sua grande repercussão no mundo dos videojogos, iniciando um gênero aonde podíamos nos mover em três dimensões, percorrendo inúmeros cenários aonde combinávamos a habilidade em nossos movimentos com o exercício mental que requeria a utilização de objetos mágicos. Mas o melhor de Knight Lore foi a demostração de superioridade sobre tudo o que se havia visto antes; os irmãos Stamper, criadores do jogo, declararam que ele já estava acabado meses antes, mas não o haviam lançado porque o mercado não estava preparado. Foi um momento inesquecível.

O argumento do jogo nos fazia encarnar o explorador Sabreman, autêntico ícone das aventuras dos anos 80 e, não por acaso, amuleto da Ultimate. Como em Sabre Wulf e Underwurlde, nosso herói carregava uma horrível maldição: se transformava em lobisomem nas noites de lua cheia. Buscando uma solução para seu problema, chega ao portão do castelo Knight Lore, aonde mora o mago Melkhior, a única pessoa que sabe a receita do antídoto para tão cruel enfermidade. Como todos os jogos da Ultimate, a história do jogo era narrada nas instruções como se fosse um filme de mistério.


Uma vez carregado o programa, começa a aventura. No menu principal do juego, uma misteriosa melodia nos introduzia no clima do castelo de Knight Lore. Se pressionássemos o número correto, , tocava outra música de advertência, como nos avisando do que íamos ter que enfrentar. Os primeiros minutos de jogo se tornavam num puro exame de adaptação à inédita perspectiva. Acostumados a duas dimensões, ficávamos maravilhados ao comprovar o tamanho e a definição de Sabreman e dos elementos do cenário.


Completa a adaptação e familiarizados com os controles, o jogador vagava pelas inúmeras salas do castelo (um total de 140). Sabiamente interligadas, cada sala guardava segredos que devíamos descobrir para completá-la com sucesso e conseguir cruzar a porta que nos levasse à sala seguinte. Blocos que desaparecem quando saltamos sobre eles, minas que caem do teto quando menos se espera... O primeiro passo era experimentar como sair vivo de tais perigos. O segundo passo era a transformação em lobisomem, processo traumático de poucos segundos que nos deixava vulneráveis ao ataque dos inimigos.

Na sala chave do jogo habita Melkhior, que, em transe, dá voltas ao redor de um misterioso caldeirão. Do caldeirão saía uma espécie de espírito que nos mostrava o seguinte objeto a buscar e introduzir dentro dele. A receita do sucesso consistia em procurar ítens, introduzir o ítem correto no caldeirão e buscar o seguinte. Para completar a aventura tínhamos 40 dias e noites-logicamente, o tempo real era muito menor-, e ainda influía se fôssemos o explorador ou o lobo.

Knight Lore oferecia um estilo gráfico muito especial. Baseado na inovadora técnica Filmation, desenvolvida pela própria Ultimate, mostrava gráficos bem definidos sobre cenários que ofereciam um detalhe minimalista estremecedor, com uma inteligente utilização da monocromia, cuja cor base ia trocando segundo a sala. O conjunto era muito superior a qualquer outro jogo da época. Idéias brilhantes como ir mudando a sala de início aleatoriamente em cada partida que jogássemos, fazia com que pouco a pouco fossemos conhecendo o castelo por completo, algo que facilitava um pouco a tarefa, visto que, ainda era muito complicado, graças à precisão que exigiam certos saltos.

Primeiro título a usar a técnica Filmation, foi o pai de muitos outros jogos de sucesso, como Pentagram o uAlien 8, da mesma Ultimate, ou o genial Batman de Jon Ritman, que conseguiu a perfeição do Filmation. Knight Lore foi divisor dum antes e um depois, subindo ao Olimpo dos clássicos inesquecíveis e ganhando um título ao alcance de muito poucos: fazer que muitos desenhistas de jogos o tivessem como um exemplo a seguir.

Nota: A Devilish Games fez um ótimo remake do Knight Lore para PC. Pode ser baixado em Computer Emuzone.

Nenhum comentário: