


Completa a adaptação e familiarizados com os controles, o jogador vagava pelas inúmeras salas do castelo (um total de 140). Sabiamente interligadas, cada sala guardava segredos que devíamos descobrir para completá-la com sucesso e conseguir cruzar a porta que nos levasse à sala seguinte. Blocos que desaparecem quando saltamos sobre eles, minas que caem do teto quando menos se espera... O primeiro passo era experimentar como sair vivo de tais perigos. O segundo passo era a transformação em lobisomem, processo traumático de poucos segundos que nos deixava vulneráveis ao ataque dos inimigos.

Na sala chave do jogo habita Melkhior, que, em transe, dá voltas ao redor de um misterioso caldeirão. Do caldeirão saía uma espécie de espírito que nos mostrava o seguinte objeto a buscar e introduzir dentro dele. A receita do sucesso consistia em procurar ítens, introduzir o ítem correto no caldeirão e buscar o seguinte. Para completar a aventura tínhamos 40 dias e noites-logicamente, o tempo real era muito menor-, e ainda influía se fôssemos o explorador ou o lobo.

Knight Lore oferecia um estilo gráfico muito especial. Baseado na inovadora técnica Filmation, desenvolvida pela própria Ultimate, mostrava gráficos bem definidos sobre cenários que ofereciam um detalhe minimalista estremecedor, com uma inteligente utilização da monocromia, cuja cor base ia trocando segundo a sala. O conjunto era muito superior a qualquer outro jogo da época. Idéias brilhantes como ir mudando a sala de início aleatoriamente em cada partida que jogássemos, fazia com que pouco a pouco fossemos conhecendo o castelo por completo, algo que facilitava um pouco a tarefa, visto que, ainda era muito complicado, graças à precisão que exigiam certos saltos.
Primeiro título a usar a técnica Filmation, foi o pai de muitos outros jogos de sucesso, como Pentagram o uAlien 8, da mesma Ultimate, ou o genial Batman de Jon Ritman, que conseguiu a perfeição do Filmation. Knight Lore foi divisor dum antes e um depois, subindo ao Olimpo dos clássicos inesquecíveis e ganhando um título ao alcance de muito poucos: fazer que muitos desenhistas de jogos o tivessem como um exemplo a seguir.
Nota: A Devilish Games fez um ótimo remake do Knight Lore para PC. Pode ser baixado em Computer Emuzone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário